Federação Brasileira de Pole Dance

Pioneira no Mundo em Excelência Técnica

A FBPOLE é responsável por vários pioneirismos na área. Foi a primeira a criar para os campeonatos no Brasil e no exterior um Código de Regras e Arbitragem - com todos os movimentos de Pole já conhecidos e executados – além de atribuir um valor técnico a cada um deles. Foi depois disso que as atletas tomaram conhecimento do sistema de julgamento e pontuação nas competições e os julgadores puderam atuar de forma mais justa nos campeonatos brasileiros e internacionais. Nos dias de hoje, duas federações internacionais trabalham pela legitimação da prática, sendo a FBPOLE filiada a POSA (International Pole Sports and Arts), a única que desenvolve um trabalho relacionado à arte e ao esporte no mundo.

Por conta de nossa excelência e inovação técnica e ainda pela gestão, somos hoje a maior federação regional de Pole do mundo, responsável pela realização de um dos maiores campeonatos de pole que o mundo já teve. A primeira edição da Pole World Cup aconteceu em 2011 e contou com a vinda de 68 atletas oriundos de 14 países. A segunda edição contou com mais de 100 atletas, representando 26 diferentes países do mundo.

A III Pole World Cup, evento organizado pela FBPOLE e realizado pela Associação Carioca de Pole Dance, recebeu na cidade do Rio de Janeiro mais de 130 atletas internacionais campeãs de Pole, provenientes de 26 países. Do Brasil foram inscritos 68 competidores, totalizando 158 atletas, um recorde. É um crescimento de mais de 132% em relação ao primeiro campeonato. No ano de 2013, a FBPOLE conseguiu um feito inédito para uma federação desportiva, ao integrar-se ao Arnold Classic Brasil, a maior feira de esportes do mundo produzida pelo conhecido artista de Hollywood Arnold Schwarzenegger, no Rio de Janeiro.

Neste evento, a federação realizou a primeira competição Pan-americana de Pole Dance, levando ao Centro de Convenções SulAmérica mais de 70 atletas vindas dos países mais atuantes em pole dance no eixo Pan-americano: Canadá, Estados Unidos, México, Argentina, Brasil e Venezuela. A competição Pan-americana de Pole já se encontra na sua 3ª edição e mais duas edições da Pole World Cup aconteceram dentro da feira, que durante 4 anos consecutivos foi realizada na cidade do Rio de Janeiro e no ano de 2017 foi para São Paulo.

Além de campeonatos, a Federação Brasileira de Pole Dance organiza workshops e eventos desde 2009 e foi a primeira entidade a trazer profissionais internacionais para darem workshops no Brasil. Começou em 2009 com o Congresso Brasileiro de Pole Dance, que trouxe Daniella Schmoll e Jess Wajner. Em 2010, trouxe Felix Cane pouco depois de ganhar o mundial de Zurich. Em 2011, na I Pole World Cup, grandes estrelas de mais de 14 países, entre eles, Marlo Fisken, Steven Retchless, Jenyne Butterfly, Anastasia Skukhtorova, Crystal Lai, Marion Crampe, Oona Kivela, Sara Brilli, Maria Luz Escalante e Dominic Lacasse. Em 2012, veio a grande consagração do evento, ao trazer 100 atletas de 25 países. Entre eles, as estrelas Evgeny Greshilov, Karry Summers, Bendy Kate, Natasha Wang, Alessandra Marchetti, Carlie Hunter e Yukari Makino Cooperstock.

Em 2013, um pan-americano recheado de atrações, como Veronica Solimano, Pink Puma, Rebecca Starr, Maria Victoria Rame e Belen Serra. Em 2014, demos credibilidade aos grandes astros que surgiram e estiveram presentes as seguintes estrelas: Kenneth Kao, Hanka Venselaar, Doris Arnold, Prana Ovide-Etienne, Lolo Hilsum, Alisa Pleskova e Phoenix Kazree entre outros grandes nomes. A Federação Brasileira de Pole Dance também trouxe com muito orgulho Olga Trifonova, grande revelação e futuro do Pole dance, campeã infantil aos 11 anos de idade.

Em 2015, 2016 e 2017, estrelas como Erika Gonzalez, Victoria Ramé, Belén Serra, Moises Ahurey, Manuel Coaggiola, Muina Galina, Natalia Mescheriakova, Mary Caryl, entre outros, continuaram brilhando nos palcos dos nossos campeonatos. Workshops de diferentes 33 estrelas, desde 2009, mostram a seriedade e compromisso da FBPOLE com os estúdios brasileiros, ao trazer os melhores profissionais do mundo para dar aulas.

Vale ressalvar que nos anos de 2015 e 2016, uma parceria com outra grande feira de esportes Brasileira, a BSB Fitness, fez com que a Federação criasse mais um campeonato em sua agenda. Realizando assim duas datas de competição por ano, separando a etapa nacional, competição Brasileira de Pole, da etapa internacional (Pole World Cup e Pole Pan-american), ficando o Brasil com duas competições por ano da modalidade.

Em 2017, 2018, 2019 a Federação Brasileira de Pole Dance abriu mão do seu código de arbitragem para aderir integralmente as regras oriundas da POSA, Federação Internacional de Pole Esporte e Arte. Com isso, os campeonatos Brasileiros passaram a ter um código de arbitragem unificado internacionalmente e os atletas vencedores, começaram a fazer parte do Ranking do campeonato mundial de pole anualmente organizado pela POSA.

Independente da modalidade e região

VENHA FAZER PARTE

DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE POLE

  Torne-se membro    Escolas Filiadas
Contato da Federação Brasileira de Pole Dance

FBPOLE Federação Brasileira de Pole Dance - Todos os direitos reservados
Criação de Sites INCODE STUDIO